Diário de bordo – Dia 1 – O inicio de tudo

Por que chamar de Diário de Bordo o blog onde vamos falar sobre nosso dia-a-dia?

O homem sempre sentiu a necessidade de documentar fatos relevantes do seu dia-a-dia.

A prova disso são as pinturas rupestres encontradas ao redor do mundo em rochas, paredes e tetos de cavernas. Não sabe-se bem o porque tínhamos a necessidade de registrar os momentos, mas parece que o objetivo era documentar para uso futuro.

A prática de guardar fatos em uma memória física é algo que nos acompanha desde as civilizações antigas, os egípcios, por exemplo, através dos registros deixaram aprendizados sobre medicina, arquitetura, astronomia, agronomia entre tantos outros temas.

O livro mais lido e famoso do mundo, a bíblia, é uma coletânea de diários que contam a memória de pessoas que viveram em uma época que moldou o mundo como é hoje.

Quando o homem se lançou ao mar durante a expansão européia os diários de bordo das viagens assumiram um papel importante na história, foram também adotados pela aviação com intuito de guardar os principais eventos de uma viagem, funcionando como um log.

Atualmente, em plena era digital, a internet acabou criando seu próprio diário de bordo,  chamado como blog.

Em algumas empresas o “Diário de Bordo” é evidenciado com anotações sobre ocorrências na fabricação de produtos em suas diferentes etapas de trabalho, servindo como histórico de informações importantes para análise e melhoria dos processos.

Assim como as antigas civilizações e exploradores, aqui estamos todos os dias aprendendo, experimentando, falhando e criando algo novo em um mar desconhecido. Queremos  compartilhar tudo de interessante que fazemos.

Sejam bem vindos ao Diário de Bordo Creditas e acompanhem o no nosso dia dia!

Agile Coach na Creditas – Agile, Scrum, Lean-Kanban e muito mais.
História, viagens, esportes e boa culinária!