Meetup de Hanami na Creditas – O que rolou

No último dia 7 de junho, a Creditas foi host do 2º encontro Hanami-rb, grupo entusiasta do framework fullstack de Ruby.

O evento contou com a presença de vários convidados de empresas de peso no mercado de tecnologia, como Magnetis, Locaweb, Rapidoo, Truckpad, LuizaLabs, BelezanaWeb, Vagas.com, Moip, Alura e Itaú.

Três dos nossos backend developers de Ruby compartilharam suas experiências com o Hanami. Maurício Júnior inaugurou o evento com a talk Hanami v1.0 with a modern touch (framework/prática), onde discutiu como o framework pode ajudar a aumentar a produtividade no desenvolvimento web.  

Em seguida foi a vez da Júlia Birkett, que falou sobre Hanami & Domain-Driven Design, talk que discutiu como a modularização e flexibilidade do hanami contribuiu para implementarmos Domain-Driven Design aqui na Creditas.  

Para fechar a noite, o Régis Hattori falou sobre Application Layer, talk que focou em exemplificar o código de produção, focando na Camada de Aplicação. O objetivo era deixar a ideia mais palpável para aqueles que já conhecem a teoria.

Depois, entre uma cerveja e outra, aproveitamos o momento para trocar ideias, experiências e aprender ainda mais. Dê uma olhada nos depoimentos dos nossos convidados:

“O evento foi muito bom. O que mais me chamou atenção foi a ordem dos assuntos abordados. A primeira palestra deu uma boa introdução sobre como funciona o Hanami, falando da arquitetura de uma forma mais macro. Em seguida teve uma palestra abordando DDD e como o DDD pode ser aplicado no Hanami, e mais importante, quando ir para esse caminho e quando não ir. E por último, uma palestra com um exemplo concreto mostrando o código de uma aplicação já em produção com Hanami. Na minha opinião, as palestras forneceram conteúdo pra todos que estavam presentes, independente do nível, e ainda deixaram uma alta expectativa para o próximo meetup.”

Raphael Monteiro CTO da Rapidoo

“O meetup foi bem legal. Vocês terem escolhido assuntos mais básicos foi muito bom. Pouca gente conhece o framework e o DDD, então precisam de uma introdução mesmo. Acho que a comunidade de desenvolvimento de software, especialmente a comunidade Ruby, precisa ouvir mais sobre o tema DDD. E vocês já estão ajudando nesse sentido. Não parem! Fui bem recebido, aprendi, comi, bebi, revi um pessoal, conheci outros. Cara, do meu ponto de vista foi bem legal mesmo! Espero que tenham outros, com certeza irei. Eu tinha visitado o escritório antigo de vocês, que sediou o Rails Girls 2015, era uma casa e tinha menos de 50 funcionários. Fico feliz em ver que a empresa tem crescido. Bem legal!”

Renato*

 

Além de outros meetups e eventos em vista, em julho nossa tripulação de Devs vai participar do The Developers Conference, onde vamos falar nas trilhas Fintech, Management 3.0, Ruby e TDC4Women. Acompanhe a gente pelo Twitter, LinkedIN e aqui no Diário de Bordo para ficar por dentro das novidades.

Até a próxima!

 

Curtiu, achou incrível e veio (ou não) no meetup? A Creditas está recrutando Devs para integrar nosso time de tecnologia. Conheça a vaga e mande seu CV: credt.as/softdev

 

*nome fictício