O cotidiano e suas prioridades

Frequentemente escuto alguém dizer que não consegue praticar esportes pois seu trabalho ocupa todo seu tempo, ou até mesmo que não consegue fazer aquele curso de inglês ou qualquer outra língua pois não tem tempo pra nada. Até mesmo ler um desejável livro se torna algo impossível na vida de algumas pessoas pois sempre existe o empecilho chamado tempo ou trabalho.

Pois é, devo assumir que durante algum tempo eu também usava das mesmas desculpas para não seguir adiante e me manter em uma zona de conforto que lá no fundo me incomodava de maneira absurda.

De fato, o tempo que passamos no trabalho na maioria das vezes é maior que o tempo que passamos em casa com nossas famílias, amigos, namorado(a), até mesmo para quem possui a comodidade de morar a poucas quadras do escritório, isso ainda continua sendo uma verdade. Claro que existem exceções por aí, mas para a maioria não é assim que funciona.

Trabalho exige tempo e energia!

Sempre tive vontade de aprender a controlar meu tempo e usá-lo a meu favor, mas nunca obtive êxito. Fazia planos para estudar tal assunto, fazer tal curso, praticar alguma atividade física e assim por diante.

Mas o máximo que acontecia era chegar em casa, frustrado por não ter feito nada disso e, para piorar, extremamente cansado ao final de um dia cheio de trabalho. O que me restava eram apenas forças para jantar, tomar um banho e me deitar, esperando que no dia seguinte eu pudesse alcançar algum desses objetivos.

Eu sabia que precisava controlar o meu tempo para que, em um dia completo, eu pudesse realizar todas as tarefas que havia planejado. Mas como eu conseguiria controlar o meu tempo, já que o que me faltava era, justamente, tempo?

Comecei a procurar alguns artigos ou reportagens que pudessem me ajudar a realizar um maior número de tarefas por dia e que me ajudassem a alcançar os objetivos que eu tinha em mente.

Foi quando encontrei um post chamado “How to wake up at 5am and build your startup”, que me chamou muita atenção e me fez experimentar uma nova rotina.

Não irei entrar em muitos detalhes sobre o post em específico aqui, mas o que ele basicamente diz é: acorde cedo e realize suas prioridades logo pela manhã.

Resolvi então fazer um teste e mudar minha rotina para ver se dessa forma eu conseguiria alcançar os objetivos que tinha pela frente. Coloquei como meta acordar todos os dias às 06:00, tomar banho e café da manhã antes de começar a focar em algo. Minha primeira tarefa naquela época era fazer as atividades e uma aula de um curso de inglês online que eu havia me inscrito um ano atrás, mas que era sempre deixado pra depois por nunca ter tempo e energia suficiente para sentar e estudar. Imagine você, pagar por algo todo o mês sem usufruir, por pura incompetência.

Os primeiros dias foram difíceis, acordar tão cedo não era o meu forte, mas em menos de uma semana você já terá se acostumado, posso garantir!

Após o período de um mês eu havia realizado muito mais atividades e aulas de inglês do que durante o ano todo que se passou. Eu conseguia ter foco e disposição, minha cabeça estava vazia e tranquila, assim como a casa que também estava tranquila, não havia barulho de TV ligada e gente conversando ou batendo panelas e portas de armário, até o prédio estava quieto, a vizinhança estava calma. Eu não tinha interrupções!

Acordar cedo começou a ser prazeroso e gratificante, pois eu via resultados e muitos benefícios. Eu estava progredindo no meu objetivo que era aprender inglês, sempre aos pouquinhos e subindo um degrau a cada dia.

Muitas pessoas sentem dificuldade em acordar cedo e ter disposição para fazer algo logo pela manhã, mas existem algumas técnicas que podem nos ajudar a sair da cama e ser produtivo logo cedo. Uma delas, que é por sinal citado no post acima, é manter o celular/despertador longe do nosso alcance, nos forçando a sair da cama sempre que ele começa a tocar. Fazer alguma atividade física rápida, tomar um banho, tomar um café da manhã e escutar uma música animada são outras técnicas que me ajudam a ter mais energia ao levantar.

Graças a essa rotina, atualmente consigo ter uma vida muito mais saudável e social sem que minhas prioridades de estudo e trabalho sofram intervenções. Consigo praticar esportes e me divertir ao final do dia com meus amigos sem aquele peso na consciência de ter deixado meus objetivos pessoais ou profissionais de lado.

Acredito que o fator principal não é acordar cedo, mas sim, saber quais são as suas prioridades e como você irá realizá-las durante o seu dia a dia e ir aos poucos ao alcance dos seus objetivos, sem deixá-los de lado ou tentar conquistar tudo de uma só vez.

Tenha sempre a certeza que corpo e mente precisam estar alinhados. Fazer exercícios físicos, ter uma alimentação saudável e descansar são fatores que irão influenciar muito na cadência e na qualidade das suas prioridades.

A mudança de rotina será uma consequência de ter isso em mente.

Desenvolvedor de Software - Apaixonado por conhecimento e aprendizado. Amante dos esportes!
  • Paulo Patto

    Muito bom Dougin! Belo artigo, quero ver se coloco isso em prática també.